Quem nunca ouviu ou disse: “Quando eu era criança, todo mundo só dava comida para os cachorros e eles viviam 20 anos, nem de veterinário precisavam, não ficavam doentes “… ???

No Brasil, até meados da década de 80, não havia em nosso país um mercado de rações para pets tão desenvolvidos como hoje. Até então os tutores alimentavam seus pets com comida caseira mesmo, feita em casa. Mas então entrou o grande mercado de rações industrializadas trazendo “a praticidade” para a vida de todos. Mas afinal, será mesmo que essa praticidade no final vale a pena? Qual é a diferença entre as rações e a NA (alimentação natural) e seus prós e contras?

 

Ração Industrializada

Vantagens:

– Fácil armazenamento;

Sim não podemos negar que é muito prático ter um alimento no saquinho onde podemos guardar em qualquer lugar, sem precisar de refrigeração.

– Praticidade e facilidade de fornecimento ao pet;

Pronto para servir sem precisar esquentar ou preparar nada, também é uma as vantagens a ração.

– Prazo de validade mais longo;

Sim muitas delas têm grandes prazos de validade, podendo sempre pegar aquela promoção e fazer um estoque não é mesmo?

Mas alguém está se preguntando o quanto de aditivos e conservantes esse produto precisa ter para manter um prazo de validade tão grande?

 

Desvantagens:

– Produto industrializado, contendo conservantes e grandes quantidades de corantes e aditivos.

Um ponto extremamente delicado na questão da produção de ração é a presença de conservantes artificiais como o BHT e o BHA. Segundo pesquisas, podem causar danos à saúde, como provocar reações alérgicas e também problemas renais, sem explicações, aumentar os níveis de colesterol e prejudicar a absorção das vitaminas A e D. Além dos indícios que em longo prazo e/ou em quantidades acima do permitido podem ser cancerígenos.

– Perda de nutrientes na fabricação

No processo de fabricação os ingredientes acabam perdendo muitos nutrientes, para chegarem à matéria final de venda, os alimentos passam por grandes temperaturas e processos de secagem perdendo toda a água e vitamina, Para que o consumo de ração seja viável as empresas produtoras adicionam as rações uma série de produtos químicos com ação conservante e nutritiva artificial.

– Palatabilidade muito baixa: de cada 10 cães, 10 preferem comida.

Bom, acho que ninguém gosta de comer o mesmo alimento todos os dias né?  Imagine então se este alimento não tiver praticamente sabor de nada como todo o processo de fabricação tudo acaba perdendo o seu sabor também.

 

Comida Natural

Vantagens:

– Alta palatabilidade;

A alta palatabilidade, por se tratar de alimentos frescos e por poder ser adequada de acordo com os gostos do peludo, é uma das grandes vantagens da Alimentação natural. Assim como nós humanos, eles também têm suas preferências e é claro que vai ter um legume ou outro que ele não vai gostar. A alimentação natural nos permite fazer a substituição desse alimento, trocando por outro que também vai trazer benefícios e vai agradar ele.

– Ingredientes de melhor qualidade e frescos;

Quando a alimentação natural é preparada de forma correta, podemos proporcionar o melhor que temos na natureza aos pets, proteínas com maior quantidade de vitaminas, legumes e vegetais, carboidratos ricos. Tudo isso faz uma diferença enorme da saúde dos peludos e em longo prazo os benefícios são inúmeros.

– Digestibilidade muito melhor;

Por ser tratar de alimentos frescos, rico em fibras e conter grande teor de água a digestão desse alimento é muito mais fácil e com muito mais aproveitamento dos nutrientes.

– Ausência de transgênicos, corantes, conservantes;

A alimentação natural é livre de transgênicos por não ser utilizado nenhum tipo de farelo de milho ou trigo em sua elaboração o que acontece nas rações industrializadas, o maior percentual de sua matéria é composta por trigo e milho.

Na alimentação natural não é encontrado também nenhum tipo e conservante ou corante, tudo que é produzido é 100% natural.

– Possibilidade de mudanças e alternâncias na formulação da dieta;

Principalmente para pets com hipersensibilidade alimentar essa é uma grande vantagem, já que podemos ir testando certos alimentos para maior controle de alergias e melhoria de muitos sintomas.

 

Desvantagens:

– Maior trabalho no preparo (Mas estamos aqui pra isso)

Sim não podemos negar tem todo o trabalho de preparo de armazenamento em freezer e tudo mais. Mas além de hoje estarmos aqui justamente para te ajudar nessa questão, acreditamos que os inúmeros benefícios que a alimentação natural vai proporcionar para o seu pet a longo prazo, compensa qualquer sacrifício não é mesmo?

-Depois que acostumar com comida, nunca mais vai comer ração;

Afinal nossos peludos também sabem o que é bom não é mesmo?!

Ficou interessado em implantar esse estilo de vida para o seu peludo também? Então entre em contato conosco.